

ENGENHEIRO QUAL A NECESSIDADE?
É muito comum as pessoas acharem que projetos são caros demais para se investir, isso acontece pelo fato do valor pago não se materializar imediatamente, ou seja você demora para ver aquilo sendo construído; por exemplo: Se você compra 30 mil reais em blocos, verá o volume de material, mas projetos não causam esse efeito imediato. E pode parecer valores altos para se pagar em apenas "desenhos", mas venho dizer a vocês que projetos geram valores e valorizações, mas acima de tudo impedem desperdícios.
Dando continuação a nossa serie de posts sobre projetos; falaremos hoje sobre projeto de instalações elétricas.
Um Projeto Elétrico é a previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes, localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, etc.
Quem nunca passou pela situação de ligar dois chuveiros na casa, ou mesmo quando alguém está tomando banho e se liga o ferro de passar roupa e o disjuntor geral desarma? Isso ocorre devido a deficiência de dimensionamento das cargas a serem utilizadas, ou mesmo a falta de previsão de demanda, além deste inconveniente temos alguns outros muito comuns pela falta de projeto elétrico, tais como:
1-Super-dimencionamento de circuitos;
2-Sub-dimensionamento de circuitos;
3-Falta de segurança nas instalações;
4-Custos ficam mais elevados devido ao super-dimencionamento;
5-Instalações desconformes as normas vigentes;
6-Difícil execução.
ENGENHEIRO, QUAL A NECESSIDADE?
Hoje começa uma série de posts, aqui em nossa página, onde trataremos dos projetos complementares.
Em nosso tempo de atuação no mercado, percebemos que o cliente entende tais projetos como um custo e não como um investimento. Nos projetos já realizados aqui no escritório, podemos perceber a satisfação e sensação de boa aplicação do dinheiro, como todo bom investimento, o retorno é muito maior, basta ter coragem. E ai, você tem?
Hoje falaremos do projeto hidrossanitário, que envolve dimensionamento de componentes de esgoto, água pluvial, água quente e fria, reuso de água.
Segundo estudo realizado em 2006 pelo corpo de bombeiro em Goias, 75% das patologias em obras são causadas pelo mau dimensionamento dessas tubulações.
A falta desse projeto ocasiona:
1- Perca de tempo em obra;
2- Desperdício de materiais;
3- Impossibilidade de manutenção;
4- Banho com água sem pressão;
5- Quebra-quebra para achar tubulação;
6- Retorno de gases fétidos;
7- Patologia estrutural;
8- Infiltração;
9- Susto na conta de água;
10- Custo 20% maior no total da sua obra.
“Elaborar projetos é uma forma de independência.É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”.
(Kisil R., 2001)
Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES. O documento chamado PROJETO é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados.